quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Concurso e Feira de Santa Luzia realizam-se em Freamunde Capão é rei até Domingo
Até ao próximo Domingo, os "Capões de Freamunde" são reis em Paços de Ferreira. E é assim desde o passado sábado, 6 de Dezembro, data em que esta iguaria única no mundo começou a ter lugar de destaque nas ementas dos restaurantes do concelho seleccionados para fazerem parte da III Semana Gastronómica do "Capão à Freamunde".

Capão à Freamunde – Receita Tradicional

Embriaga-se o capão, com um cálice de vinho do Porto e passada meia hora, mata-se, depena-se, abre-se e lava-se.
Depois de estar em água fria com rodelas de limão, cerca de uma hora, põe-se a escorrer e mergulha-se em “vinha d’alhos” (molho de vinho branco, algumas colheres de azeite, sal e pimenta, e vários dentes de alho esmagados).
Deve ficar neste molho, de véspera, e proceder-se a diversas viragens, esfregando o capão.
No dia de o consumir, põe-se ao lume uma caçarola com azeite, gordura de porco e cebolas às rodelas. Quando a cebola está estalada, deita-se uma boa colher de sopa de manteiga, meio quartilho (2,5 dl) de vinho branco e sal q.b.
Escorre-se o capão, esfrega-se todo com este novo molho e recheia-se com “farófia” e um picado feito com os “miúdos” do capão e bocadinhos de salpicão e presunto.
Coloca-se na assadeira, de preferência uma “pingadeira” de barro, e leva-se ao forno a assar lentamente, picando-se com um garfo de vez em quando, ao mesmo tempo que se rega com o molho da assadeira. A operação de picar com o garfo deve ser cuidadosa para não ferir a pele que deve ficar estaladiça e loura.

Sem comentários: