sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

NOVA LEI DO TABACO
"Fumar só na rua"Ano Novo! Vida Nova!

A partir de 1 de Janeiro é proibido fumar em espaços públicos fechados. As regras são apertadas, mas permitem algumas excepções. Explicá-las é a missão da Direcção-Geral da Saúde, que a partir de quarta-feira irá colocar em 4,5 milhões de caixas de correio informação sobre a nova legislação. A maior parte dos estabelecimentos, sobretudo os mais pequenos, optou por proibir o tabaco para não gastar em obras de adaptação. Para os dois milhões de fumadores, há alternativas, mas são poucas. Sem restrições só mesmo ao ar livre.


MAIORIA DOS ESTABELECIMENTOS DO PORTO OPTA PELA PROIBIÇÃO
A esmagadora maioria dos estabelecimentos de restauração do Porto vai, pura e simplesmente, proibir de fumar nos seus espaços. A Unihsnor, União das Empresas de Hotelaria, de Restauração e Turismo, aconselhou os seus associados, numa sessão de esclarecimento em Novembro, a optar pela proibição integral. A medida é justificada pela impossibilidade dos proprietários em cumprir os requisitos exigidos pela lei, desde os avultados investimentos para a ventilação dos espaços, às burocráticas autorizações para obras.A Unihsnor não é contra a aplicação da lei, não a encara como um problema mas como uma oportunidade para melhorar o ambiente, sublinhando que em França ou na Irlanda, a legislação restritiva ao fumo não causou prejuízos para os profissionais .Já a Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP), entende que a lei é um acto administrativo sem preparação prévia para a sua boa aceitação. “O que nos revolta é quererem fazer de nós fiscais, em vez de atribuírem as responsabilidades aos clientes fumadores”, refere António Fonseca, presidente da associação.“Quem quiser causar problemas numa discoteca, já nem precisa de causar cenas violentas, basta acender um cigarro e pôr outra pessoa a pedir o livro de reclamações”, desabafa António Fonseca. “Não me admirava que surgissem locais ‘clandestinos’, como nos tempos de proibição do álcool em Chicago”, desabafa o responsável.



MAÇO AUMENTA 30 CÊNTIMOS

A partir de Janeiro, um maço das marcas mais vendidas poderá aumentar em média 30 cêntimos, fruto da actualização do imposto sobre o tabaco. A exemplo de outros países europeus, a nova lei também poderá prejudicar a Tabaqueira. Os responsáveis da fábrica, porém, temem mais os aumentos anuais da carga fiscal.


ACENDER CIGARRO DÁ MULTA

Fumar nos locais proibidos dá direito a multa: a fumadores, de 50 a 750 euros; e proprietários, de 50 a 10 000 euros.
Reacções à Nova Lei do Tabaco

in, Diário de Notícias

5 comentários:

Anónimo disse...

Estas medidas são um absurdo, proibir fumar, para não incomodar o não fumador!!!??? E por exemplo, eu que sou fumador, acendo o cigarro e afecto a sáude do não fumador no café, mas estou no meu cantinho , na maioria da vezes a levar com a poluição do não fumador, isso mesmo, poluição sonora,conversas num tom de voz bastante alta, que tambem incomoda e ás vezes até irrita, na forma mal educada que certas pessoas falam, a ver futebol, telenovelas, e então meus senhores isso já não interessa??? Gosto de Respeitar quem está a minha volta, mas façam o FAVOR de NÃO DESCRIMINAR O FUMADOR!!!!!!!

penafiel

Anónimo disse...

Dá imensa graça ler certos comentários anti tabaco, e explico: Tenho 47 anos sou fumador há mais de trinta, fumando em média dois maços de tabaco por dia e tendo em conta que 85% do valor que pago por cada um é destinado aos cofres do estado, digam lá meus amigos já paguei o suficiente para viver o resto da minha vida à custa do estado se por alguma razão os malefícios do tabaco fizerem com que fique incapacitado para o trabalho para o resto da vida !!! mas não se calhar vou acabar por morrer quem sabe se por causa do tabaco ou por causa de acidente provocado por um qualquer não fumador que circule em transgressão, e se calhar com uma taxa de alcool acima da média, pois é mas isso ninguem se lembra!!! Já agora se não fosse eu e outros como eu se calhar alguns inválidos ou reformados não fumadores, não teriam a sua reforma grande ou pequena para acabarem o resto dos seus dias com o mínimo de conforto. Critiquem sim mas com fundamentos e não levados por publicidades enganosas. Eu sei que um dia tenho que morrer se calhar até por causa do tabaco, mas tambem se calhar poderá ser por causa de um qualquer hamburguer mal confeccionado ou impróprio para consumo, e quem sabe pode até acontecer o ser consumido num estabelecimento destinado a não fumadores....

Nuno

Anónimo disse...

Estou em completo desacordo com esta lei e vermos até que ponto ela vai ser respeitada. Estou convicto que principalmene cafés, restaurantes e discotecas vão transgredir e não vai acontecer nada, a não ser que apareçam muitas "florzinhas de estufa" que não aguentam com o fumo e se lembrem de chamar a autoridade...a ver vamos!!

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do nuno, do bruno e do anónimo. e pergunto a todos os não fumadores ou aqueles que se sentem afectados pelo fumo por capricho: Será que incomoda mais o fumo do tabaco deitado para o ar, ou um casal de namorados nestes locais na marmelada?
Esta lei não vai resultar em nada...a não ser que os alguns panascas se sintam incomodados!

Rogério Quintela Silva disse...

Sou fumador,o ano que se avizinha vai ser um ano de aumentos,o tabaco está incluido,acho que vai subir 30 cêntimos,quem sabe se é agora que deixo de fumar...quanto à lei,sou totalmente contra ela porque acho que é descriminatória:um professor,ou um aluno,se quiser fumar tem que sair do recinto escolar!Nem sequer pode fumar em espaços abertos,nos hospitais,existem salas de fumo para os médicos,e pacientes fumarem!Uns têm tudo,outros não têm nada!Acho,que com esta lei os principais prejudicados são os professores e alunos!!!
Vejamos um exemplo,na Assembleia da República,os senhores deputados da nossa nação,têm sala de fumo...pela lógica,devia acontecer como aos professores,se quiserem fumar...lá fora,ou então na varanda da Assembleia...que tem uma vista magnífica da nossa capital!
Francamente,senhores governantes,esta lei devia ser revista!!
Ah...já agora,parabéns pelo blog!
Bem haja!